sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

21/02/2008





· Chegou o aguardado dia do debate.
· Dirigimo-nos à Delta Cafés, onde fomos buscar a máquina do café e todos os acessórios necessários.
· Preparámos o auditório para o debate. Colocámos o café e os bolos para todos os convidados.
· Fomos receber os intervenientes ao portão da escola.
· O debate correu com normalidade e superou as nossas expectativas. O auditório esteve cheio e o debate prolongou-se para além do tempo previsto, uma vez que os convidados aderiram e fizeram bastantes questões. Pensamos que o principal objectivo foi cumprido, uma vez que alunos, professores e as educadoras de infância esclareceram as suas dúvidas sobre fobias.
· Consideramos que tanto o grupo como os intervenientes realizaram a sua tarefa com sucesso, uma vez que conseguiram transmitir a informação e a sua opinião de uma forma clara.
· Investimos bastante tempo e esforço na preparação deste debate e pensamos que foi compensatório.
· Distribuímos um folheto a cada um dos cerca de 75 convidados.
· Entregámos aos principais intervenientes um certificado de participação.

20/02/2008

· Realizámos os folhetos que vamos entregar a todos os convidados, no dia 21.
· Preparámo-nos para o debate do dia seguinte.

16/02/2008

· Durante a aula, terminámos a apresentação em Powerpoint. Fomos ainda ao auditório da escola, onde testámos todo o equipamento para o debate.
· Falámos pela última vez com os três principais intervenientes, para acertar os últimos pormenores.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

15/02/2008

· Dirigimo-nos a dez colégios da cidade de Évora, onde deixámos um convite para que um representante de cada infantário assista ao debate.
· Entregámos a estrutura do debate aos três intervenientes, a Dra. Fernanda Graça, Dra. Alexandra Oliveira e Dr. Carlos Falcão.
· Fomos ainda à Delta Cafés, para saber se nos poderá ser disponibilizada uma máquina de café para o dia 21.

13/02/2008

· Melhorámos o Powerpoint que vamos apresentar no dia do debate.
· Acertámos alguns pormenores acerca do dia 21.
· Escrevemos as cartas que vamos entregar aos Colégios/Creches da cidade de Évora, no sentido de convidar um representante para assistir ao debate.
· Entregámos no Centro de Saúde de Évora uma carta dirigida à directora desta instituição, como pedido de autorização para a Dra. Alexandra Oliveira se deslocar à nossa escola, no dia 21.

06/02/2008

· Dirigimo-nos ao Hospital do Espírito Santo de Évora, para falar com a Dra. Alexandra Oliveira.
· A Dra. Alexandra contou-nos a sua experiência com casos de fobias e a sua visão perante este assunto. Achámos muito interessante a diferente forma de tratamento que a Dra. Alexandra Oliveira e o Dr. Carlos Falcão têm perante pessoas com algum tipo de fobia.
· A Dra. Alexandra aceitou o nosso convite para participar no debate do dia 21.
· Pensamos que temos agora um óptimo conjunto de intervenientes, visto que é constituído por dois psicólogos com diferentes formações e por uma psicóloga escolar.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

30/01/2008

· Iniciámos a realização de uma pequena apresentação em Powepoint, para o dia 21.
· Durante esta aula, surgiram várias ideias para o debate, que esperamos poder pôr em prática.

21/01/2008

· Após várias tentativas, conseguimos marcar uma hora com a Dra. Alexandra Oliveira, para a convidarmos a participar no debate. No dia 6 de Fevereiro iremos ao Hospital do Espírito Santo de Évora falar com ela. A ideia de a convidar surgiu da Dra. Fernanda Graça, que nos disse que seria interessante, uma vez que a Dra. Alexandra Oliveira e o Dr. Carlos Falcão têm métodos de trabalho diferentes.
· Começámos a enviar os convites a todos aqueles que pensamos que poderá interessar o tema do nosso debate, entre os quais as turmas de Psicologia, membros do G.A.S (gabinete de apoio aos afectos e sexualidade), professores do departamento de Filosofia da ESGP, presidente do Conselho Executivo, presidenta do Concelho Pedagógico, Dra. Constança Machado, entre outros.

16/01/2008

· Começámos a preparar-nos para o debate, iniciando a distribuição de tarefas.
· Fomos falar com o Dr. Carlos Falcão e decidimos quais os principais tópicos que serão abordados no dia 21. O Dr. Falcão fará também parte dos intervenientes no debate.

14/01/2008

· Decidimos finalmente a data e o local do debate sobre a Fobia Social. Será dia 21 de Fevereiro pelas 10 horas, no auditório da nossa escola.
· Convidámos a Dra. Fernanda Graça, psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação da ESGP, para intervir no debate, uma vez que já lidou com alguns casos de alunos com Fobia Social. O convite foi aceite.
· Marcámos uma hora com o Dr. Carlos Falcão, no sentido de definir os conteúdos do debate.